quarta-feira, 27 de abril de 2011

Violência Urbana Parte II


Violência Urbana parte II – Por Negra Ro

Bom, quem leu a parte I, viu que, falava diretamente do transporte público e da uma forma de violência que sofremos todos os dias para chegar aos nossos compromissos, mas, agora venho falando de uma outra forma de violência que, também, tem a ver com o transporte público sendo que, já entra numa parte delicada que é o impedimento de ir e vir do cidadão por, não ter o dinheiro de passagem para ir aos seus compromissos, lazer, necessidades, etc.
Nós pagamos impostos e, muito caros e, na hora que queremos simplesmente ir ao pré-vestibular, não temos dinheiro para pagar a passagem. Se tiver beleza, vai e volta de boa, mas, se não tiver, para não deixar de ir, é necessário deixar o orgulho ou a vergonha de lado e, ver formas de chegar lá e, uma das formas é pedindo carona ao motorista. Tem uns que dão, outros que não e, dessa forma, vamos levando em frente até que, chegue um dia que o motorista fale que não dá mais aí, tem-se que dar outro jeito. Existem outras formas também como: skate, bicicleta, a pé, de monociclo, enfim sempre estamos arrumando formas de, não se entregar e, sempre um levantando a moral do outro, pois, tem horas que, realmente desanima, mas, é só parar pra pensar: pô, to pagando para o filho do burguês estudar na universidade que é publica. Publica? Como assim se, preciso fazer pré-vestibular pra entrar? Se for pública, posso entrar de boa sem vestibular, mas, as coisas não são bem assim. Só sei que os brancos estão lá porque, fizeram os melhores vestibulares que, tem mais estrutura, estudam o dia todo e, à noite, saem pra dar um role para “esfriar a cabeça” enquanto nós, negros e negras, acordamos as 3, 4, 5 da manha, saímos de casa às vezes, sem tomar café, pois, se o fizer, perde o ônibus lotado para o seu destino, trabalha o dia todo ou parte dele pra depois, ir para o pré-vestibular que, também é muito bom sendo que, o cansaço é tanto que, tem vezes que, não se consegue assimilar a matéria e, só cair a ficha quando, no outro dia, pega a matéria para estudar e, aí sim, consegue entender. Aí eu falo: vu deixar molhe pra eles?????? Nunca!!!!!! Jamais. Quero o meu pedaço do bolo!!!! Como diz o Emicida: “Meu avô fez o bolo e, nem comi um pedaço” é isso!!!!! Meus ancestrais vieram forçados pra cá, escravizados construíram esse país onde, moro e, eu não tenho direito a nada? E, ficarei de braços cruzados a isso????? Jamais.
Além dos negros, tem outros cidadãos de bem que, moram na favela/morro ou, até no asfalto mesmo que, também não tem condições e, passa pelo mesmo problema, mas, olhando a pirâmide social, em se falando de poder econômico, vem primeiro o homem branco/mulher branca/homem negro e por último e, não menos importante nós, mulheres negras. Acho que não preciso falar mais nada em relação a isso.
Por isso que digo: não vamos desistir, não podemos! Temos o direito de estarmos dentro da universidade, seja ela qual for, pois, fazemos parte de um país que se diz democrático, onde está essa democracia que não vejo? O lance é parar de querer achar respostas e, ir para a prática, pois, só assim, poderemos de uma forma geral, mudar a nossa situação.
Acredito na força das nossas ancestrais Luiza Mahin, Rainha Nzinga, Aqualtune, Lelia Gonzáles, Clementina de Jesus, Maria Carolina de Jesus. E, das que estão entre nós que, estão firmes na luta, mais precisamente, nossas mães que, quando não pode dar apoio financeiro, em sua maioria, dão apoio moral para continuar a batalha.
Tem os nossos ancestrais que, também nos passam essa energia positiva: João cândido, zumbi dos palmares, Luiz gama, Manuel congo.
Esses (as) ancestrais são exemplos a serem seguidos. E, com certeza, a trilha é essa, cheia de obstáculos, mas, não final, tudo vai dar certo, terá um pote de mel bem no final e, não de fel.
Só para relembrar, mais uma foto de um meio de transporte lotado que é o que pegamos para ir ao trabalho, quando estamos empregados.
Lembrando que, muitos de nossos irmãos e irmãs passaram para a universidade e, em sua maioria, se esforçaram o máximo para conseguir chegar lá e eu os(as) parabenizo porque, para nós, as coisas são mais difíeis mas, não impossíveis.



“Somos um Coletivo: não aceitamos que a arbitrariedade de uma hierarquia autoritária determine nossas decisões, mas que elas sejam o resultado de discussões democráticas.” Lelia Gonzáles.
Negra Rô - Aluna da AMV

Nenhum comentário: