domingo, 20 de março de 2011

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 18/03/2011 - PARTE 1


Professora Suelen

O ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO

TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Sua primeira providência deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QUÊ?
Ao iniciar sua reflexão sobre o tema proposto e sobre uma possível resposta para a questão, procure recordar-se do que já leu ou ouviu a respeito dele. É quase certo que você tenha ao menos uma noção acerca de qualquer tema que lhe vier a ser apresentado.
O ideal, para que sua dissertação explore suficientemente o assunto, é que você obtenha duas ou três “respostas” chamadas argumento.

TEMA

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

POR QUÊ?

1. Existem populações imersas em completa miséria.
2. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
3. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Uma vez estabelecido o tema e os três argumentos, você já dispõe do necessário para, agora, na folha definitiva, começar a redigir sua dissertação.
Ela deverá constar de três partes fundamentais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Assim no próximo parágrafo, escreva tudo o que souber sobre o fato de existirem populações miseráveis.

Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.

No parágrafo seguinte desenvolve-se o segundo argumento:

Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocam grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Ioguslávia, em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.

Note a presença da expressão “Além disso” no início do parágrafo, que estabelece a ligação com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os parágrafos se relacionam entre si.

Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.

Para que sua dissertação fique completa, falta apenas elaborar um último parágrafo que se denomina Conclusão. Para isso, é preciso que analisemos suas partes constitutivas.
A Conclusão pode iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores (expressão inicial). A ela deve seguir-se uma reafirmação do tema proposto no início da redação. No final do parágrafo, é interessante colocar uma observação, fazendo um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação.

Em virtude dos fatos mencionados(1), somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária(2). É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras(3).

(1) expressão inicial   (2) reafirmação do tema   (3) observação final

ESQUEMA DA DISSERTAÇÃO Nº 1

                                                               TÍTULO
1º parágrafo      TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3}    Introdução

2º parágrafo      Desenvolvimento do argumento 1}
3º parágrafo      Desenvolvimento do argumento 2}                                  Desenvolvimento
4º parágrafo      Desenvolvimento do argumento 3}

5º parágrafo      Expressão inicial + reafirmação TEMA + obs. final}        Conclusão

O esquema acima pode ser utilizado para redigir qualquer dissertação. Ele lhe será útil para que você possa estruturar satisfatoriamente os argumentos: garantirá ainda organização e coerência à sua composição. Observando essas orientações, você usará o número de parágrafos adequados certificando-se de que cada um deles corresponda a uma nova idéia e de que, sobretudo, os diferentes parágrafos evidenciem as partes componentes de sua dissertação.


Nenhum comentário: