sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 DE MAIO / 1º DE ABRIL - ERA TUDO MENTIRA

Era tudo mentira.

Nos disseram que uma princesa branquinha nos libertou. Por pena, por gostar dos negros. Mentira. Assinou apenas um documento, que em rigorosamente nada afetou a estrutura de nação escravista que o Brasil sempre teve.

Nos disseram que um país (Inglaterra) havia extinguido o tráfico negreiro, por já praticar um dos ideais Iluministas que diz ´´todo homem nasce livre``. É, ´´extinguiu o tráfico", não a escravização. Então é mentira, pois que manteve escravizados em suas colônias como na Jamaica e África do Sul.

Nos disseram que a polícia foi criada para nos dar segurança. É mentira, pois que a Polícia da Corte (atual PM) foi criada em 13 de Maio de 1809, com a única finalidade de caçar negros que resistiam e fugiam do cárcere.

Nos disseram que ´´fomos trazidos para este território primeiro pelos europeus.`` É mentira. Chegamos neste território muitos séculos antes deles. A prova, são as próprias civilizações pré-colombianas e seus tótens, que mostram as figuras dos Olmecas e Toltecas. Os povos que habitaram a América Central antes dos Maias e Aztecas.  Suas características negróides não deixam sombra de dúvidas quanto à sua origem e as pirâmides de Maias, Aztecas e Incas, bem como seus conhecimentos científicos  comprovam sua influência africana.

Nos disseram que nunca resistimos à escravização. É mentira. Tanto nos portos de embarque em África, como nos porões dos tumbeiros, ao organizar motins, como no suicídio¹ durante a travessia do oceano (Kalunga Grande) e mesmo ao chegar aqui.

Como nas próprias fugas mencionadas acima, como nos justiciamento de feitores, como nos incêndios de canaviais, como na famosa Greve de Escravos no século XIX na Bahia, nas reproduções no Novo Mundo, de tradições milenares africanas, nas palavras que ainda falamos, no respeito pela figura da mãe, na criação de Palmares (organização estruturada aos moldes das sociedade africanas) a palavra Quilombo é de origem Kimbundo e significa ´´Acampamento de Guerreiros``, nos ritos de Candomblé e Umbanda.

Na reprodução do Frevo que veio da Costa do Marfim, na Capoeira, no Jongo, no Congado, na Reizada, na Umbigada, no Samba, nos batuques, nas festas que muitos brancos também participavam e participam, apesar da repressão.

Nós resistimos.

Nos disseram que ´´O Brasil é uma democracia racial``.  É mentira. Se fosse uma democracia racial os negros não seriam a maioria na mendicância, nas penitenciárias, entre os jovens mortos por policiais, nas favelas, entre os que ganham menos. E não seriam minoria nas universidades públicas, exercendo cargos de poder, dirigindo ministérios, governos estaduais e municipais, não seriam minoria entre as profissões que de fato controlam a estrutura do país: Medicina, Engenharia, Economia, Direito.

Nos disseram que as cotas para negros nas universidade são inconstitucionais, pois que ´´somos todos iguais perante a Lei.`` É mentira. As cotas estão mencionadas na Constituição e não somos iguais perante a Lei. Se fôssemos, não precisariam criar uma Lei 10.639/2003 para que fosse instituído o Ensino da História da África e do Negro no Brasil.

Logo neste país, que tem a  segunda maior concentração de negros no planeta, perdendo apenas para a Nigéria?

E esta Lei continua propositalmente não sendo aplicada nas instituições de ensino, pública e privada.

Nos disseram que éramos ´´inferiores aos brancos``. Que nosso crânio era menor, que não tínhamos capacidade de pensar, de refletir, que servimos apenas para servir.

É mentira. Não somos inferiores à quem quer que seja. E capacidade de pensar e refletir temos de sobra. Afinal criamos a Filosofia, a Medicina, a Matemática, a Astronomia, a Cosmogonia, a Física, o Calendários de 12 meses, a noção de horas.

Nos disseram, que ´´A África não tem História``. É mentira. Como a África pode não ter História, se a História da humanidade começou naquele território, com o surgimento dos primeiros seres humanos, das primeiras civilizações, do alfabeto?

Nos disseram que não havia inventores negros. É mentira. Então quem é Cheik Anta Diop? Senegalês que inventou o Carbono 14. O método de datação mais utilizado por cientístas em todo mundo, e o Instituto Cheik Anta Diop - Carbono 14 está de pé no Senegal para atestar isto.

Nos disseram que o Rock, era ´´música de branco.`` É mentira. Chuck Berry, Ike Turner, Jimi Hendrix e outros provaram que foram os negros quem inventaram este gênero musical, assim como tantos outros como o Blues, o Jazz, o Rap, o Funk(não isto que se diz que é Funk) mas o som de Ray Charles, Steve Wonder, James Brown, Donna Summer,  Jackson Five, Banda Black Rio, Tim Maia e outros.

13 de Maio, não é dia da ´´Abolição da Escravatura``. É mentira. 13 de Maio é dia de Luta até que sejamos de fato livres.

¹ Para as diversas sociedades africanas, o suicídio, não era um crime contra si mesmo, uma vez que se acredita que com a morte, a pessoa irá ao encontro de seus ancestrais e que portanto isto é uma coisa boa, enquanto que esta vida é entendida como uma prisão passageira, cujo o sentido é a elevação espiritual.

Luta é o nome de uma pequena cidade do Mali, próxima à Bandiagara e no texto está em negrito, apenas para frisar que nós negros, temos a Luta como algo natural.

Texto do Historiador e Professor Jorge Márcio - AMV e VIVE

Nenhum comentário: