segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O MAR MORTO


O Mar Morto, um grande lago situado entre Israel e Jordânia, é considerado o lugar habitado mais baixo do planeta, pois está a pouco mais de 400 metros abaixo do nível do mar. A pressão atmosférica é a mais elevada do planeta e na sua atmosfera há uma taxa de oxigênio 15% superior a do nível do mar.




As águas do Mar Morto têm uma percentagem de sal que não tem comparação com nenhuma concentração de água salgada existente em qualquer lugar do mundo. Isso também determina a presença de outros minerais e a grande densidade da  água que fica tão  viscosa quanto óleo.






A concentração média de sais minerais, nesse mar, é de 280 gramas por litro, quando a média geral do índice de salinização nos mares é de 35 g/l .

O nome Mar Morto foi dado em virtude do fato de o grande teor de sal de suas águas não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida.









Embora a vida não seja possível nessas condições, a fama das águas do Mar Morto é mundial, pelas características terapêuticas de seus 21 minerais, 12 dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar.

















Abaixo, Ein Gedi, oásis as margens do Mar Morto.
 Aqui foi onde David se escondeu da ira do rei Saul. 





Arquivo Pessoal
by
Cinthia Anhesini




Nenhum comentário: