Segundo reportagem do informativo do Metrô Rio - Metroeducação - levada à sala pelo Professor Rony, de Matemática, o segredo para uma boa prova está no noticiário. E como a finalidade da AMV é ver seus alunos passando no vestibular e/ou no ENEM, decidimos postar alguns trechos desta matéria para abrir uma série de postagens voltadas para essas provas.
Vamos às dicas do informativo:
A inscrição para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - só é feita pela internet pelo sítio http://www.inep.gov.br/. Foram abertas no dia 23 de Maio e vão até o dia 10 de junho.
NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!!!
Precisa ter em mãos CPF e RG.
Durante a inscrição, é preciso criar uma senha e memorizá-la porque ela será necessária para acessos futuros.
A inscrição custa R$ 35,00 (Trinta e Cinco Reais) e o boleto pode ser emitido na hora. Estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública têm isenção, bem como aqueles que optarem por declarar carência.
Para os estudos:
É preciso dedicação e horas de estudo;
São quase cinco meses até a prova, agendada para 22 e 23 de Outubro;
Além das disciplinas convencionais, como história, geografia e matemática, a prova do ENEM exige conhecimentos atuais e interpretação de gráficos;
É fundamental acompanhar o noticiário e ler jornais porque os acontecimentos cotidianos são usados nas questões da prova, por isso é importante estar atualizado;
20% do tempo de estudo diário deve ser dedicado para a leitura de jornais para acompanhar as notícias;
É indicado fazer as provas dos anos anteriores para ir treinando;
A redação conta muitos pontos. É preciso ter um bom vocabulário e saber ordenar suas idéias;
Na hora da prova, o ideal é fazer as questões fáceis primeiro e depois as difíceis. O chute deve ser usado como último recurso. Como a prova é de alternativas, o candidato deve tentar eliminar as opções mais improváveis antes do chute;
No Rio, Unirio e Rural já usam o exame como forma única de acesso à graduação. Contudo, outras universidades também estudam a adoção do exame em substituição aos vestibulares. A UFF, este ano, vai manter 20% das vagas destinadas ao ENEM, mas, segundo o reitor reeleito Roberto Salles, em 2012, o vestibular da instituição deve ser extinto.
Mesmo destino deve ter o concurso de acesso à UFRJ. O novo reitor da federal, Carlos Levi, que vai tomar posse em julho, já manifestou vontade de aderir 100% ao ENEM ainda este ano. No entanto, a decisão está nas mãos do Conselho Universitário, que não sabe se vai ter tempo hábil para promover a mudança.
Para a prova:
Pontuação da prova - dividida em cinco notas: matemática, ciências da natureza (física, química e biologia), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), linguagens (língua portuguesa, artes e literatura) e redação.
Dinâmica - no primeiro dia de ENEM os candidatos terão 4 horas e meia para realizar 90 questões. Já no segundo dia, os candidatos terão 5 horas e meia para fazer 90 questões mais uma redação.
O que levar - RG e caneta preta - no ano passado só podia levar isso.
Não leve - lápis, borracha e celular são proibidos.
Para ler na íntegra: http://metropoint.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário